SINDIMAM presente na Olimpíada do Conhecimento em Brasília

O Sindimam esteve presente na 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, de 10 a 13 de novembro, em Brasília, para acompanhar a competição entre os 1.200 alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Realizada pelo SENAI e o Serviço Social da Indústria (SESI), a competição que acontece a cada dois anos em diferentes cidades do Brasil, superou as expectativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do público. Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento recebeu 118.754 visitantes em um espaço de 50 mil m².

Nos desafios da competição, o curso de Madeira e Mobiliário do SENAI DF conquistou o ouro por equipe no desafio da Casa Popular Inteligente – pela produção dos móveis com OSB (madeira reaproveitada) e caixas de suco, cujo interior se assemelha visualmente ao mármore – e no desafio individual da Marcenaria ficou com o bronze, pela fabricação de um rack.

O coordenador do curso de Madeira e Mobiliário do SENAI Taguatinga, José Araújo, satisfeito com o resultado da competição avalia a importância do curso técnico na vida dos alunos. “O aluno que participa do nosso curso está preparado para o mercado de trabalho, assim como ter o seu próprio negócio. Proporcionamos uma formação bem ampla na área”, afirmou o professor que exibia orgulhoso a medalha de bronze do aluno João Vitor de Oliveira.

Para o presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, a educação profissional possibilita aos jovens um futuro mais concreto no mercado de trabalho. “Os jovens que participam de cursos técnicos estão mais preparados para inovar e lidar com a tecnologia crescente. Pois, a formação técnica desenvolve habilidades práticas focadas no mercado de trabalho. E o interesse da população é crescente por esses cursos, prova disso foi o sucesso da Olimpíada do Conhecimento em Brasília”, disse.

​Foto: Agência CNI de Notícias – Equipe SENAI DF