Sindimam realiza primeira Reunião Geral dos Associados de 2016 com pauta inovadora

A Diretoria do Sindimam realizou nessa quarta-feira, dia 30 de março, a 151ª Reunião Geral dos Associados, primeira reunião oficial do ano e inovou no formato de abordagem das pautas. A reunião foi realizada na sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra).

A reunião foi iniciada com o fortalecimento da parceria entre o Sindimam e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) para a realizações de novas iniciativas em prol do associado. A coordenadora do Núcleo de Gestão em Inovação do IEL-DF, Neiane Andreato, apresentou o Programa “Inova Talentos” e destacou os inúmeros benefícios para o setor moveleiro distrital. Segundo ela, a proposta do Inova Talentos é ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro e estimular a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora é o caminho para o desenvolvimento sustentado do país. “Nosso objetivo é incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A ideia é simples: selecionar, capacitar e inserir no mercado profissionais para exercerem atividades de inovação”, esclareceu.

Na sequência, a subsecretária de Micro e Pequena Empresa e Empreendedor Individual, Karina Rosso, apresentou uma avaliação de conjuntura do atual cenário do mercado moveleiro distrital e ressaltou a importância de criar mecanismos para incentivar a valorização da mão de obra moveleira do DF, tendo em vista que 95% do consumo da população brasiliense tem origem em outros estados, o que representa um consumo médio anual de R$6 bilhões. “Diante do trâmite final para assinatura do Acordo de Cooperação com a Fibra para viabilizar a participação de micro e pequenos empresários do setor moveleiro em licitações do governo, é fundamental ressaltar a necessidade de capacitação permanente dos profissionais do setor para aptidão nos processos licitatórios. Nesse sentido, a proposta é incluir os profissionais do setor na área da educação e da saúde onde tem também podem surgir demandas de produção, bem como a licitação prevista do centro administrativo do DF”, enfatizou.

Segundo Karina Rosso, essa busca por oportunidades no setor moveleiro distrital também propaga o cumprimento da Lei Complementar 123/2006, que trata da Micro e Pequena Empresa, pois e prevê no inciso III, do artigo 47: deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.

O Diretor-Secretário do Sindimam, Marconi Oliveira Matias, também destacou o trabalho que o Sindicato está realizando em parceria com a Fibra para realização da “Missão Formóbile 2016”. A proposta é viabilizar uma visita técnica à 7ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria da Madeira e Móveis com menor custo aos empresários. A Feira acontecerá de 26 a 29 de julho, em São Paulo/SP.

O Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, também apresentou um breve relato das atividades consolidadas na programação festiva de 30 anos do Sindicato, realizada nos dias 18 e 20 de fevereiro, com destaque para às homenagens aos ex-presidentes da entidade sindical, homenagem às empresas do setor moveleiro que contribuíram para o desenvolvimento do setor na Capital Federal, a apresentação da palestra ministrada pelo designer Zanini de Zanine, a mostra exclusiva de móveis, com peças das empresas associadas e o Dia Festivo oferecido para todos os associados e suas famílias. É importante destacar que toda a programação contou com o apoio integral da Fibra para realização.

A Diretoria do Sindimam também abriu uma “Mesa Redonda” para expandir o debate acerca dos principais temas de interesse do segmento moveleiro, para buscar, em conjunto, estratégias de trabalho que possam renovar iniciativas voltadas para o momento econômico do País, o mercado atual, os rumos do setor moveleiro distrital, entre outras pautas sugeridas pelos próprios associados. Entre as sugestões destacadas pelos associados, o debate fomentou articulações sobre a criação de um laboratório de Certificação Técnica/ABNT no espaço do Senai de Taguatinga/DF; a Criação de escolas de aprendiz artífices de marcenaria na região norte e na região sul do DF, utilizando espaços do SESI/SENAI ociosos nas referidas regiões. Os associados sugeriram que os maquinários usados poderiam ser doados pelas indústrias moveleiras do DF; abertura de cursos de empreendedorismo para jovens estudantes, com ênfase no ramo da indústria moveleira; e convidar os associados para trabalhar em prol do Sindimam, assumindo uma nova pasta para fazer parte de alguma Comissão de Trabalho.