A tecnologia, e o uso massivo da internet para lazer, trabalho, consumo e serviços, revolucionou a forma de nos comunicarmos e mudou também as pessoas. Um exemplo claro está na Geração Y – jovens e adultos nascidos entre os anos 1980 e 2000 – que serão a maioria da população mundial em 15 anos. Com eles, a comunicação é direta, intensa e não cessa – estabelecendo as bases para o real entendimento das suas necessidades.
Atualmente, os produtos mais consumidos por este público, são telefone celular, televisor e computador com acesso à internet, que estão sempre dividindo a atenção em atividades simultâneas. Portanto, priorizar o design e oferecer mobiliário com aspecto multifuncional, com suporte a todas estas plataformas, é uma necessidade.
Os pequenos negócios afinados com a Geração Y – que oferecerem serviços alinhados a um modo de vida que tenta conciliar vida pessoal e profissional – estarão mais preparados para concorrer num mercado que conta hoje com 15,3 milhões de consumidores no Brasil. Deste total, 85% pretende passar de 30% a 70% do seu tempo trabalhando de casa. E para ajudar o pequeno negócio a atender à demanda Home Office, o Relatório de Móveis de Madeira –Geração Multitarefa, o novo consumidor de madeira e móveis, do SIS Sebrae, apresenta aos empresários do setor moveleiro o perfil do consumidor da geração Y.
Constantemente atualizada sobre as novas tecnologias, a Geração Y privilegia a comunicação por meio dos canais digitais (SMS, e-mail, Twitter, blogs, vídeos, podcasts, Facebook, Instagram), mas valoriza a prática e a experiência na obtenção de aprendizado, interagindo de forma colaborativa. Ela deseja ver a aplicação de suas ideias na criação e na melhoria dos produtos. Uma empresa criativa e interativa, que se relacione com a comunidade e está preocupada com a sustentabilidade do planeta, estará falando a língua desta geração.
Decisão de consumo – Esta é uma geração que define suas compras muito em função da opinião de outras pessoas comunidades de redes sociais. Por isso, quem pretende conquistar este público precisa conectar todos seus canais de contato virtuais – e-mail marketing, redes sociais, etc – e estar atento para responder às demandas dos usuários e potenciais clientes. Apesar disso, a geração Y segue tradicional em relação ao atendimento, preferindo a agilidade do contato pessoal à espera pela resposta de mensagens e e-mails. Atendentes bem treinados, proativos e com raciocínio rápido, capazes de oferecer respostas diretas e objetivas continuam indispensáveis. É com boas ideias e com uma comunicação eficaz que se conquista esta exigente e hiperconectada geração.
Fonte: Dialetto