Sindimam reúne com Sebrae para rever as ações conjuntas

alt

Representantes da Diretoria do Sindimam estiveram reunidos nessa segunda-feira, dia 27 de outubro, com representantes do Sebrae, para rever as ações em parceria, entre elas, a capacitação dos empresários do segmento moveleiro filiado. O Sindimam solicitou ao Sebrae um projeto para tratar da licença ambiental, do destino de resíduos e reciclagem dos resíduos sólidos.

Representando o Sindimam estiveram presentes Ricardo de Oliveira, Marcelo Bilac, Marconi Matias, Ivana Fechina, Alcimar Nascimento e Rafael Bontempo. Da parte do Sebrea, compareceram Alexandre Louzada de Sá, Nathalia Hallack Fabrino e Gabriella Araújo Rocha.

O vice-presidente do Sindimam, Ricardo de Oliveira, sugeriu a criação de um grupo gestor para decidir as ações relacionadas à licença ambiental, ao destino de resíduos e a reciclagem dos resíduos sólidos. A proposta é que esse trabalho seja acompanhado pelos diretores do Sindimam junto com os representantes do Sebrae.

De acordo com o Diretor Secretário do Sindimam, Marconi de Oliveira Matias, a proposta é definir temas das capacitações de acordo com a necessidade real do setor moveleiro. “Para identificar essa demanda específica, a diretoria do Sindimam iniciou um mapeamento, por meio de aplicação presencial de questionário, junto aos empresários filiados ao Sindicato. Dessa forma será mais fácil de conduzir a programação de capacitação em parceria com o Sebrae”, afirma.

A coordenadora do projeto em parceria com o Sindimam, Nathalia Hallack Fabrino, da Unidade de Atendimento Coletivo da Indústria, no Sebrae, explica que todo o processo será elaborado em conjunto com os dirigentes do Sindimam. Segundo ela, as palestras, cursos, consultorias, rodadas de negócios, missão empresarial, entre outras ações serão aplicadas conforme orientação do Sindimam.

Marcelo Bilac e Ricardo Gonçalves garantem que esse planejamento em conjunto alcançará não só quantidade e sim qualidade do conteúdo aplicado, para que o aprendizado seja colocado em prática, de fato. Ideia compartilhada com Ivana Fechina que destaca: “Nosso foco principal é desenvolver o setor moveleiro no DF e tornar os profissionais em exercício melhor preparados”.

O gerente da unidade, Alexandre Louzada de Sá, esclarece que o setor moveleiro está entre as metas prioritárias do Sebrae e para estruturar as atividades previstas a participação do Sindimam é fundamental. “Estamos muito contentes com o engajamento dos diretores do Sindimam. A próxima reunião já está agendada para a primeira quinzena de novembro, na qual já definiremos os temas das ações. Se for interessante para o segmento, podemos iniciar o calendário de capacitação no mês de janeiro de 2015”, completa.

Os dirigentes do Sindimam aproveitaram a ocasião para apresentar um projeto  de aporte financeiro que possui também o objetivo de obter junto ao Sebrae o “Fundo Garantidor”, no qual o Sindimam, teria um consultor para orientar as empresas sobre o melhor caminho financeiro para investir no crescimento coletivo do setor. Na ocasião o Sindimam presentou uma solicitação sobre informações das modalidades do FAMPE – Fundo de Avál as Micro e Pequenas Empresas, com o objetivo de esclarecer para os associados como isto pode ser utilizado.

Em resposta, o gerente Alexandre Louzada de Sá garantiu que encaminhará o projeto apresentado pelo Sindimam para a área de recurso financeiro e se comprometeu em apresentar uma resposta o quanto antes para o Sindicato.

alt