Oficina mostra como micro e pequenas empresas podem investir em inovação

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) promovu no dia (9) em sua unidade de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Oficina de Propriedade Intelectual e de Transferência de Tecnologia. O objetivo é mostrar como micro e pequenas empresas podem investir em inovação. O Inmetro é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Durante o evento, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostrarão às micro, pequenas e médias empresas como podem investir em inovação utilizando o Cartão BNDES, para compras pelo portal de operações da instituição na internet. O Cartão BNDES é uma linha de crédito rotativo pré-aprovado de até R$ 1 milhão por banco emissor. A rede de emissores do cartão conta atualmente com o Bradesco, Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banrisul e Itaú.
O Cartão BNDES tem prestações fixas, taxa de juros de 1,02% ao mês, em maio de 2011, e prazo de pagamento de até 48 meses. Mais de 155 mil itens estão disponíveis para compras feitas diretamente pelo portal. Segundo a assessoria de imprensa do BNDES, foram emitidos até agora mais de 390 mil cartões, dos quais 98% foram destinados a micro e pequenas empresas. O limite total de crédito pré-aprovado para investimentos atingiu R$ 17,4 bilhões.
No ano passado, foram registradas 336 mil operações com o Cartão BNDES, que representaram R$ 4,3 bilhões em financiamentos. O aumento observado foi de 70% em comparação a 2009. Para 2011, a expectativa é superar 500 mil transações, com financiamentos de R$ 7,5 bilhões. De acordo com a assessoria do BNDES, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram feitas 64,6 mil operações com o cartão, somando desembolsos de R$ 874,4 milhões.
As empresas interessadas podem solicitar o Cartão BNDES  pelo site www.cartaobndes.gov.br. Os fornecedores do portal são credenciados pelo banco.
A oficina organizada pelo Inmetro em Xerém conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento pretende destacar ainda a importância da inovação para o crescimento sustentável do país e para que as empresas brasileiras possam obter ganhos em termos de competitividade.
Fonte: Agência Brasil de Comunicação