Empresários do setor moveleiro do DF apresentam reivindicações ao Subsecretário de Ordenamento das Cidades

A Diretoria do Sindimam e empresários do setor moveleiro distrital apresentaram nessa quinta-feira, dia 04 de agosto, reivindicações do segmento ao Subsecretário de Ordenamento das Cidades, Marlon Anderson Costa. O setor moveleiro requer a fiscalização e extinção da informalidade do segmento na Capital Federal, para tornar o mercado mais fiel e igualitário.

Segundo os profissionais do setor moveleiro, o grande número de empresas de móveis informais em funcionamento no DF representa uma concorrência ilegal. Formalmente, os empresários do setor moveleiro cumprem com o pagamento de diversos impostos, a exemplo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre móveis, que sofreu aumento da alíquota de 3,5%, em 2015, para 4% desde janeiro de 2016. A alíquota cheia destes produtos é de 5%. Os empresários do setor moveleiro também são responsáveis por custos de alvará de funcionamento da empresa, honorário de funcionários, entre outras despesas que as empresas informais desconhecem.

A angústia dos empresários do setor é com a omissão do governo acerca da fiscalização das empresas informais. Para eles, a existe um ciclo vicioso que sobretaxa as empresas com funcionamento regular e desobriga as empresas informais. Segundo o Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, é a primeira vez que esse formato de “uberização” é aplicado sobre produtos, nos demais casos esse formato informal é utilizado apenas sobre serviços, o que compromete de forma expressiva a credibilidade do mercado moveleiro do DF”.

Em resposta às reivindicações apresentadas pelo Sindimam e pelos empresários do setor moveleiro, Subsecretário de Ordenamento das Cidades, Marlon Anderson Costa, se comprometeu em agendar uma reunião com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, para aprofundar o debate e verificar a melhor estratégia para reverter esse quadro de informalidade identificado no setor moveleiro distrital.